Será que você, mulher, realmente tem intimidade com o seu corpo? Neste
artigo falaremos sobre o clitóris, um órgão
muitas vezes envolto em mistério e mal compreendido, mas que é uma parte
crucial da anatomia feminina e um ponto-chave no prazer sexual.
O que é o clitóris?
O clitóris é um órgão extremamente sensível e o único do corpo feminino dedicado unicamente ao prazer. Ele é constituído por uma pequena parte visível, na região da vulva, e uma estrutura interna complexa.
Onde ele fica?
Localizar o clitóris pode parecer desafiador à primeira vista, mas com um pouco de orientação, é possível encontrá-lo facilmente. A parte visível do clitóris, a glande, está localizada na parte superior da vulva, logo abaixo da junção dos lábios internos. No entanto, a maior parte do clitóris está interna, com extensões que se estendem ao longo da região genital e podem ser detectadas através de toques sutis e exploração cuidadosa.
Como deve ser estimulado?
Aqui estão algumas técnicas para estimular o clitóris:
A estimulação adequada do clitóris pode levar a orgasmos intensos e prazerosos para muitas mulheres, mas a masturbação feminina ainda é um grande tabu. Segundo a pesquisa Mosaico Brasil, conduzida pela psiquiatra Carmita Abdo, do Programa de Estudos em Sexualidade da USP, 53% das brasileiras solteiras entre 18 e 25 anos jamais se masturbaram. Essa pesquisa foi realizada em 2008 e foi uma das mais abrangentes sobre comportamento sexual e saúde no Brasil, fornecendo insights valiosos sobre diversos aspectos da vida sexual dos brasileiros na época.
É claro que esperamos que esses dados tenham melhorado após 16 anos, mas segundo a minha experiência em atendimento, não tivemos uma evolução tão expressiva, a queixa de ausência de orgasmo comumente vem acompanhada da falta de autoconhecimento e o grande tabu da masturbação atrapalha o processo. Se você se identifica com a queixa de ausência ou dificuldade para atingir o orgasmo, eu desenvolvi algumas técnicas que podem te ajudar, para saber mais, basta agendar uma sessão clicando no botão abaixo:
Sexologa Ilana