Você
se pergunta o que evitar em um relacionamento para garantir seu sucesso?
As pessoas autossabotam o amor por vários motivos, como medo, baixa autoestima, problemas de confiança, altas expectativas etc. Mas, ter um relacionamento saudável e duradouro é o desejo de todo casal no início de um relacionamento.
Existem muitas causas que podem arruinar um namoro, mas, podem ser evitadas se você estiver ciente que elas acontecem:
1. Fingir ser outra pessoa:
Relacionamentos evoluem e ninguém consegue sustentar uma máscara por muito tempo. Devemos cultivar o amor-próprio, nos deixar ser amadas com todas as nossas qualidades e defeitos.
2. Fazer mais críticas que elogios:
Está aí o problema mais comum e difícil de superar, afinal, somos todas muito críticas com tudo e com todos. A meta é elogiar mais do que criticar. Se o seu amor merece mais críticas do que elogios das duas uma, ou ele não é a pessoa certa para você ou você precisa pegar leve na censura.
3. Exceder nas expectativas:
A primeira consequência é a frustração. A segunda, no entanto, é a privação de uma boa experiência. Na medida em que, a frustração desencadeia uma decepção, fica quase impossível aproveitar os momentos e perceber as qualidades do companheiro.
4. Ignorar as principais diferenças:
Ser honesta sobre seus valores fundamentais e o que realmente importa para você na vida. Se você está namorando alguém que não compartilha esses valores fundamentais, deixe-o ir. Você ficará feliz por ter feito isso quando encontrar alguém que realmente compartilhe dos teus valores.
5. Abandonar os amigos:
Quantas pessoas você já viu descartar seus amigos quando começam a namorar? Porém, quando as coisas dão errado, esses amigos podem não estar mais por perto. Você precisa de amigos e familiares. Às vezes só precisamos de validação ou simplesmente sair com pessoas diferentes.
6. Não se dedicar:
Um relacionamento só será longo, sólido e saudável se houver dedicação de ambas as partes. As relações são vias de mão dupla, portanto, as duas pessoas envolvidas devem receber carinho e atenção de forma igual.
7. Não ter confiança em seu parceiro:
Você confia na integridade e no compromisso firmado com o seu parceiro? A confiança é um dos pilares de todo relacionamento saudável. Sem ela, a relação está destinada a fracassar.
8. Ignorar sinais de alertas:
Se ele não responde suas mensagens, não retorna ligações, some sem dar explicações e até mesmo demonstra comportamentos e atitudes agressivas, fique atenta. Não caia na cilada de pensar que poderá “consertar” o parceiro.
9. Excessivamente exigente e engajada:
Os erros no amor geralmente começam quando mergulhamos rápido demais. Se você for muito agressiva, as pessoas ficarão com medo. Alternativamente, eles também podem ter problemas passados e estão desesperados por um relacionamento. Este não é um bom começo para uma parceria saudável. Isso só leva à toxicidade e ao ressentimento. Portanto, controle seu ritmo e aproveite os outros aspectos da sua vida. Isso também mostra que você é uma pessoa fundamentada e equilibrada, de modo que é mais provável que você atraia um parceiro igualmente estável e enraizado.
10. Não saber ouvir:
Falar mais do que ouvir é um erro que muitos cometem em qualquer relação, mas todos nós temos a necessidade de sermos ouvidos, principalmente pelas pessoas que amamos. É uma forma de nos sentirmos valorizados e respeitados.
11. Mentir e omitir sobre algo importante:
Além da omissão sobre sua vida, falar mentiras, por mais inofensivo que pareça ser, é um grande erro. No início do relacionamento ninguém se conhece profundamente. É um período de construção de confiança no outro. Se o relacionamento é pautado por várias mentiras é inconcebível haver confiança. Seja verdadeiro para ser também confiável.
12. Não manter a individualidade:
Não abra mão das coisas só para ficar grudado no seu parceiro. É importante que você continue se relacionando com as pessoas do seu convívio e fazendo as coisas que gosta, sem depender do outro. Saia com as amigas, faça ginástica, busque coisas que você possa fazer sozinha. Mantenha sua vida independente da relação à dois.
13. Não Respeitar as diferenças:
Vocês viveram, cresceram e aprenderam as coisas de maneiras diferentes. Por isso, é natural que existam hábitos e crenças diferentes entre vocês. Compreenda isso e faça acordos com seu parceiro, para minimizar os possíveis conflitos que as diferenças podem causar.
14. Esperar perfeição:
Abandone a ideia de que relacionamentos são contos de fadas, momentos difíceis não significam falta de amor e estão presentes em todos os relacionamentos.
15. Ser competitivo demais:
A necessidade de competir com seu parceiro, pode se tornar em rivalidade no futuro, prefira crescer junto com ele e apreciar conquistas individuais. Aprenda a lidar com as limitações.
16. Achar que pode mudá-lo:
Coisas pequenas, como colocar a toalha molhada em cima da cama, podem até mudar, mas traços de personalidade não. Insistir em tentar alterar características próprias dele só serve para fazer você se sentir ignorada e irritar seu parceiro. Ao perceber que não conseguirá mudá-lo, você tem duas opções inteligentes: aceitá-lo assim, caso sejam defeitos contornáveis, ou procurar outra pessoa mais compatível com você. Não insista em tentar mudá-lo de qualquer jeito - será perda de tempo.
17. Discutir por qualquer motivo:
Repare se o teu relacionamento é baseado na comunicação e na confiança. Se perceber que as discussões são mais frequentes que os momentos felizes, repense a relação.
18. Questionar constantemente a relação:
Quando você passa muito tempo questionando a relação, a única coisa que demonstra é que tem dúvidas quanto ao compromisso ou a união que existe entre vocês. É como se você estivesse dizendo ao seu companheiro que o relacionamento de vocês não vai a lugar algum.
Conclusão:
Há muitos erros de relacionamento a serem evitados. Além de problemas mentais e vícios, os motivos comuns para rompimentos são incompatibilidade, infidelidade e falta de comunicação. Erros de relacionamento geralmente incluem valores e objetivos de vida desalinhados, que podem ser facilmente evitados se você estiver baseado em uma crença saudável de quem você é e dos valores que defende. Seja firme com seus limites, mas vulnerável em relação ao que a vida a fez passar. Também não se preocupe muito, os erros fazem parte do processo de descoberta. Claro, se você encontrar muitos erros, considere conversar com um profissional para te ajudar a aprender como administrar melhor os problemas para que eles não interfiram na saúde e felicidade de seu relacionamento.
Bônus: Liste em um papel cinco qualidades que você procura em um parceiro e outras cinco com as quais você absolutamente não quer conviver. Este pequeno exercício, evita com que você dê atenção a detalhes não tão importantes ou deixe de prestar atenção ao que realmente importa.
Genilza de Amorim