BEM-VINDA AO MASTERBLOG!
Você tem uma história, um insight ou uma técnica única que transformou a vida dos seus clientes? Envie seu post e ganhe destaque no nosso blog. Juntas podemos inspirar mais profissionais a alcançarem novos patamares.
NOSSAS PROFISSIONAIS
Conheça as profissionais Master Love que transformam vidas diariamente. Cada uma delas é especialista em oferecer suporte e orientação nos mais variados aspectos dos relacionamentos e desenvolvimento pessoal.
DESCUBRA AGORA!
ASSUNTOS DO MOMENTO
Explore os tópicos mais quentes e acessados do momento. De autoestima a disfunções sexuais, nossos artigos abrangem uma variedade de temas relevantes para seu crescimento pessoal e sucesso nos relacionamentos.
DESCUBRA AGORA!
SOBRE O MASTERLOVE
Descubra o universo do Master Love. Saiba mais sobre nossa história, missão e como nos tornamos pioneiros na formação em desenvolvimento pessoal e relacionamentos no Brasil e no mundo. Faça parte dessa jornada!
DESCUBRA AGORA!

Eliane Bodart

 

Relacionamento / 28 de Maio de 2024
Projeções. As qualidades do seu parceiro são reais, ou apenas reflexo das suas projeções sobre ele?
Quando projetamos no outro os nossos ideais, deixamos de viver um relacionamento verdadeiro, para vivermos apenas de ilusão.



Sabe quando sua amiga está namorando um canalha, mas ela não percebe?

Quando você tenta lhe abrir os olhos ela ignora solenemente e diz que você não o conhece direito?

Isso acontece porque ela não enxerga o namorado como ele realmente é, mas como ela quer acreditar que ele seja. Ela projeta nele a figura idealizada por ela de um companheiro.

Quem nunca? Pelo menos um pouquinho.

O rapaz sem ambição que acreditamos ser incompreendido.

O rapaz grosseiro que acreditamos ser forte em suas opiniões.

O rapaz que nunca cumpre o que promete e o perdoamos porque ele é tão esquecido, vive com mil coisas na cabeça.

E assim nos afundamos em relações idealizadas, mas irreais.

Se uma amiga te alerta, já fique esperta. Se três amigas te alertam, provavelmente algo está errado.

Nele? Talvez.

Em você? Com certeza.

– Como assim, comigo?

Sim, Bem, com você. Se você tem um relacionamento, priva da intimidade, do tempo, conversam, fazem planos juntos, por que outras pessoas têm que te alertar sobre os problemas que o relacionamento têm? Não é mais lógico que você, dentro deste relacionamento, perceba o que está acontecendo?

Muitas mulheres sentem a obrigação de manter um relacionamento afetivo, o que já é um equívoco.

Relacionamentos devem existir por diversos motivos, mas todos voluntários. A obrigação de ter um homem para chamar de seu já indica uma dificuldade grande de autoaceitação, de individualidade e independência e de amor-próprio.

E, como bons partidos não caem do céu, é comum idealizar o parceiro, projetar nele as características ideais que justificariam manter aquela relação.

O único problema é que, se ele não corresponde ao que você idealizou, a sua relação é uma farsa.

E não é esse tipo de relação que você quer, não é mesmo?


- O que fazer para identificar se o meu parceiro é real ou se estou apenas projetando meus desejos nele?

Lição básica, mas preciosa: perceba se aquilo que ele fala é coerente com aquilo que ele faz. As palavras podem ser utilizadas de inúmeras formas, boas e más. Elas podem iludir, mentir, manipular. Mas as ações, essas traduzem exatamente o caráter, a personalidade, o pensamento.

Se ele diz que está arrependido, mas continua a agir da mesma forma, mais vale a ação do que a palavra.

Se ele diz que quer isso ou aquilo, mas não se move naquela direção, mais vale a inércia do que a palavra.

 Não vale a pena viver uma ilusão. Quando um relacionamento é feito entre pessoas reais já é bastante desafiador, mas quando uma das partes é apenas imaginária, a chance de frustração, tristeza e arrependimento é certeira.

Ainda se deve pensar que tal relacionamento pode ter consequências mais sérias, como progredir para um casamento, filhos, família. E tudo isso com uma pessoa que não é aquela que imaginamos.


- E o que fazer se eu constatar que idealizei meu parceiro e ele não é, realmente, o que eu imaginava?

Tirar a venda dos seus olhos e perceber seu parceiro como ele realmente é vai lhe dar a clareza necessária para tomar uma decisão.

O fato dele não ter as qualidades que você projetou não significa que ele seja uma pessoa ruim, apenas diferente do seu ideal.

A pessoa que ele de fato é te agrada? Vocês têm planos, sonhos e objetivos em comum? O relacionamento de vocês é baseado em respeito, admiração, amor?

Respondendo a essas perguntas você conseguirá perceber se a realidade pode ser plena e satisfatória, ainda que ele não seja o seu par perfeito.

E na vida, meu Bem, a perfeição é muito rara. Somos todos, graças a Deus, imperfeitos, é são nossas imperfeições que nos tornam únicos e especiais.

Saber lidar com as imperfeições do outro é um sinal de maturidade. Significa que você desceu das nuvens e está vivendo no mundo real, onde os príncipes encantados não existem, mas existem o José, o João, o Pedro, o Antônio, o Roberto. pessoas de carne e osso, assim como você, feitos de erros e acertos, com qualidades e alguns defeitos, mas que podem te amar do jeitinho que você é, com seus próprios erros e acertos, e proporcionar um caminhar juntos, estar em comunhão com o outro, respeitando-se, admirando-se, amando-se. De verdade.

E é esse encontro e essa aceitação que tornam os relacionamentos uma das melhores coisas da vida.

Eliane Bodart

 

Todos os direitos reservados | Master Love LTDA – ME © 2023

CNPJ: 41.951.069/0001-88