Quando
conduzo um Processo Master Love, uma das primeiras ações que defino com a
Cliente ou Casal é o exercício da gratidão.
É algo muito simples, mas transformador: antes de se levantar, logo depois de acordar, agradeça por 3 coisas da sua vida. Não precisa ser uma mega conquista, ou bens materiais. Basta agradecer o fato de estar vivo, do ar que respira, da cama quente que a acolheu pela noite.
Com a prática, você passa a olhar a sua vida com outros olhos, a pensar sobre tudo o que você tem, as boas pessoas que lhe cercam, seus afetos.
Com este simples exercício, a neurociência atesta que você acordará com mais energia e bom humor.
A gratidão, como todos os demais sentimentos, tem sua frequência energética. Os maus sentimentos, como a raiva, a inveja, a ira, tem uma frequência baixa, mas a gratidão tem uma alta vibração energética, quando você a aplica, a sua própria vibração aumenta, o que faz com que o cérebro entenda que algo positivo está acontecendo e passa a liberar a dopamina, um dos hormônios da felicidade, pois responsável pela sensação de prazer.
Portanto, não sou eu que estou dizendo, é a neurociência.
Quando você passa a focar naquilo que você tem e deixa de colocar sua energia naquilo que te falta, você automaticamente vai transmudando a mentalidade de falta e escassez para uma mentalidade de abundância e prosperidade.
Mas você pode me perguntar: — E as coisas ruins que me acontecem, eu simplesmente ignoro?
Não, Bem. A gratidão faz você dar valor aquilo de bom que existe na sua vida, mas já nos ensinou o Apóstolo Paulo: Em tudo dai graças.
Eu sei que é difícil pensar em agradecer no meio da tormenta porque eu já passei por isso. Em 2012 eu sofri uma crise devastadora de depressão que me deixou incapacitada por vários meses. Eu conto esse momento no meu livro A Senhora Depressão. Quando eu estava finalmente me curando daquela crise, escrevi um texto sobre tudo aquilo que eu vivi, em um processo de cura e o deixei guardado.
Bem, com receio de ficar doente de novo eu passei a trilhar um caminho de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que me fez encerrar diversos ciclos e transformar minha vida em uma vida mais leve e prazerosa. Dez anos depois peguei aquele escrito da época da depressão e o transformei no meu primeiro livro, tornando-me uma escritora hoje com diversos livros publicados e me formei como Masterlove para transformar a vida de outras pessoas como transformei a minha. E tudo isso só aconteceu porque eu tive uma crise severa de depressão. Eu sou exemplo vivo de que em tudo dai graças.
Minha proposta para você, então, é que, aproveitando o encerramento natural de um grande ciclo que é a virada de ano, antes de pedir, agradeça.
Um pensamento aos Céus, agradecendo por tudo de bom que aconteceu para você neste ano e, quanto às coisas não tão boas, agradeça por você ter suportado as dores, por você ter a esperança de que amanhã, independente de ser um novo ano ou apenas um novo dia, você terá uma página em branco para escrever no livro da sua vida, e que essa página seja melhor, mais leve, mais feliz.
Eliane Bodart