Essa semana uma cliente me procurou, absolutamente exausta, perguntando como se reconectar com seu marido, sendo mãe de três filhos, amamentando o mais novo, trabalhando fora e cuidando da casa. A única coisa pela qual ela tinha desejo era. dormir!
Quando vejo uma mulher nessa situação, lembro do equilibrista de pratos em um circo. É uma situação praticamente impossível.
Na realidade, a solução para o problema dela é tempo e energia.
“Tempo é algo que criamos. .quando temos o forte desejo de realizar uma determinada tarefa, podemos abrir a cortina do tempo.” Seicho Taniguchi
Ou seja, nós somos donas do nosso tempo e temos que estabelecer prioridades. Cruel? Então veja o que acontece com os pratos se você apenas corre feito louca no picadeiro para equilibrá-los.
E como arrumar tempo?
Conversa franca com o maridão. Explique (com objetividade e sem drama ou lágrimas, porque eles não sabem lidar com isso) que você percebe que estão se distanciando, que vocês não transam desde. e que você quer mais tempo para cuidar dele e do relacionamento, mas que você está sobrecarregada e que, ao final do dia, não tem energia para mais nada.
Fundamente, mostre números, faça gráficos se for necessário.
Agora precisamos contar com a força do seu relacionamento e com a hombridade e caráter do homem que você escolheu como marido e pai de seus filhos. Se tudo estiver certinho entre vocês, proponha uma melhor divisão de tarefas. Uma lava, o outro passa. Um pega o bebê do berço de madrugada, outra amamenta na própria cama e volta a dormir o mais rápido possível. Uma prepara o jantar, o outro arruma a mesa e lava a louça. Essa nova dinâmica fará a mulher se sentir amada e respeitada, o homem se sentirá mais parte da família, útil para tornar a vida da sua esposa e mãe do seu filho mais leve. Façam uma caminhada de 20 minutos juntos, por exemplo. Sejam criativos.
No trabalho, tentar um remanejamento, home office, ou redução de jornada enquanto estiver, ao menos, amamentando. E isso vale para o homem também, para ter mais tempo em casa com o filho.
Com isso, a mulher terá um pouco mais de tempo para cuidar de si, da sua saúde, às vezes só dormir meia hora para compensar as noites mal dormidas e isso fará uma diferença enorme em sua autoestima e sua energia.
Montar uma rede de apoio, parentes, padrinhos, amigos, creche, que possam ficar com as crianças pelo menos algumas horas em uma noite da semana. Nessa noite, banho relaxante, comida do I-Food, todos arrumados e perfumados. Aconchego, nada de cobranças ou problemas. Conversas amenas, olho no olho, beijo na boca, abraços, beijo na boca.
É pouco? Sim. Mas é o possível. E, tudo passa, o bebezinho cresce e deixa de mamar, a mãe poderá dormir uma noite inteira e tudo vai se ajeitando.
Mas, enquanto isso, vocês têm algumas horas na semana, apenas para vocês dois, para a mulher e o homem serem namorados, amantes, apaixonados. Esse momento fará com que vocês se lembrem como é bom estarem juntos e quanto um conforta e acalenta o outro e porque vale a pena esperar a tormenta passar para fazerem com que esses momentos se repitam cada vez mais, e finalmente vocês possam ser, além de pai e mãe, marido e mulher.
Eliane Bodart