Quando a autoestima não tem força
suficiente, vivemos mal, somos infelizes e sofremos de ansiedade. Quando a
autoestima não vai bem você não gosta da sua aparência, do seu jeito de ser, do
seu trabalho, do lugar onde mora. Quando a sua autoestima é falha você
dificilmente tem confiança para encarar desafios, fazer movimentos de mudança,
firmar relacionamentos e tirar os seus planos de vida do papel.
Ok, mas então, o que é autoestima?
Autoestima é o valor que uma pessoa confere a si mesma com base em suas experiências pessoais, suas emoções, comportamentos e crenças; ou seja, é a imagem que cada um tem de si.
E para que você precisa conquistar a autoestima?
Segundo Walter Riso no livro Apaixone-se por si mesma, conquistar a autoestima só te traz vantagens como as que relaciono abaixo:
a) Aumenta as emoções positivas. Com isso, você se afastará da ansiedade, da tristeza e da depressão e se aproximará da alegria e da vontade de viver bem e melhor.
b) Você atingirá níveis de maior eficiência nas tarefas que empreende visto que não se dará por vencida com facilidade, perseverando nas metas e se sentindo competente e capaz.
c) Você será capaz de relacionar-se melhor com as pessoas. Isto porque você tira de suas costas o desagradável medo do ridículo e a necessidade de aprovação, já que você será o principal juiz de sua conduta. Não que os outros não interessem, mas você não dependerá dos aplausos e dos reforços externos e lidará com as críticas de maneira mais objetiva.
d) Você conseguirá amar seu parceiro e gostar de seus amigos mais tranquilamente porque dependerá menos deles e estabelecerá um vínculo mais equilibrado e inteligente, sem o terrível medo de perder os outros sendo você mesma.
e) Você se tornará uma pessoa mais independente e autônoma, mais livre e segura para tomar decisões e dirigir sua vida.
Alcançar os pontos acima te interessa? Caso positivo, vamos à parte prática de como ter uma alta autoestima. Essas dicas estão no livro que mencionei anteriormente:
1.Valorize as características positivas suas e dos outros. Um bom exercício para isso consiste em enumerar pelo menos 15 qualidades suas mantendo a lista ao alcance para nunca se esquecer delas
2.Elogie os outros e elogie-se genuinamente todos os dias. Reconheça os próprios méritos e faça o mesmo com quem você ama, sem economizar nos aplausos.
3.Avalie sua história, pensando em tudo que aprendeu ao longo dela. Em seguida, volte-se para o presente e pense em como construir um plano de ação para aplicar hoje as lições de ontem, mirando o amanhã. A ideia é simples: aprenda com o passado, sonhe com o futuro e aja no presente. Uma ressalva importante: viver no presente, no que está acontecendo agora, é o melhor que você pode fazer por si mesmo.
4.Encare seus pontos fracos, suas dores. Enfrente-os, buscando ajuda se não der conta sozinho. Pedir socorro não é ato de fraqueza, mas de sabedoria. O Master Love inclusive, pode te ajudar muito com isso.
5.Exale autoestima. Como? Cuidando de si, tratando de si, desenvolvendo-se. Fazendo isso, o amor-próprio sobe às alturas, e as pessoas, ao notarem, vão querer estar mais próximas de você
6.Agracie a si mesmo e a quem você ama com lembrancinhas e presentes. Veja bem: não precisa ser nada caro, nem mesmo um artigo comprado, necessariamente. Às vezes, uma mensagem carinhosa basta para alegrar o dia.
7.Não dê tanta importância ao que falam de você. Preocupe-se sim, com o que você pensa de si. E, por favor, jamais se compare aos outros. Confie no seu taco.
8.Seja seletivo nas relações interpessoais. Às vezes é melhor ficar só. Você não precisa agradar ninguém.
9.Pare de se culpar pelos erros, de criticar tudo e todos, de manter o foco no negativo e de se lamentar por algo que não deu certo. Todo mundo erra, faz parte, bola para frente.
10.Perdoe mais, agradeça mais, comemore mais – mesmo as pequenas vitórias. Viva os seus sonhos, não os dos outros. Coloque-se em primeiro lugar na hora de tomar uma decisão importante.
No fim das contas o melhor investimento que você faz é em você mesma, e não se engane: vale cada centavo! Aqui no Masterlove, temos uma máxima: você merece ser feliz. Sabe, M-E-R-E-C-E, bem grande assim e saboreando cada letra. Se você não é feliz e não cuida de si, como pode cuidar bem dos outros?
Quer saber mais como funciona o nosso processo? Vai lá no meu perfil e me chama para uma conversa. Terei uma enorme satisfação em poder te ajudar.
Priscilla Andrade de Oliveira