BEM-VINDA AO MASTERBLOG!
Você tem uma história, um insight ou uma técnica única que transformou a vida dos seus clientes? Envie seu post e ganhe destaque no nosso blog. Juntas podemos inspirar mais profissionais a alcançarem novos patamares.
NOSSAS PROFISSIONAIS
Conheça as profissionais Master Love que transformam vidas diariamente. Cada uma delas é especialista em oferecer suporte e orientação nos mais variados aspectos dos relacionamentos e desenvolvimento pessoal.
DESCUBRA AGORA!
ASSUNTOS DO MOMENTO
Explore os tópicos mais quentes e acessados do momento. De autoestima a disfunções sexuais, nossos artigos abrangem uma variedade de temas relevantes para seu crescimento pessoal e sucesso nos relacionamentos.
DESCUBRA AGORA!
SOBRE O MASTERLOVE
Descubra o universo do Master Love. Saiba mais sobre nossa história, missão e como nos tornamos pioneiros na formação em desenvolvimento pessoal e relacionamentos no Brasil e no mundo. Faça parte dessa jornada!
DESCUBRA AGORA!

Priscilla Andrade de Oliveira

 

Autoestima / 05 de Fevereiro de 2024
Como identificar se você está em um relacionamento abusivo?
Quando se está dentro do relacionamento abusivo, às vezes não se consegue identificar a situação. É o seu caso?



Sabe aquela sensação da princesa Disney quando ela encontra seu príncipe - um homem dos sonhos: educado, carinhoso, atencioso, solícito, encantador? Pois é, ela acaba quando o narcisista tem certeza de que você caiu no conto de princesa dele e já está totalmente apaixonada e encantada.

Aqui a máscara cai e ele revela quem verdadeiramente é: um ser sem nenhuma empatia, egocêntrico e cujas únicas necessidades a serem atendidas são as dele. Você? Você fica em terceiro ou quarto plano, se der.

Quem são os homens de um relacionamento abusivo?

Os narcisistas são tão maquiavélicos que são capazes de disfarçarem os maus tratos através de amor, zelo e preocupação e sabe o que é pior? O pior é que você, desconhecendo o que é um relacionamento abusivo cai como um patinho nesta história.

Reconhecendo um relacionamento abusivo.

Para te ajudar a reconhecer se o seu relacionamento hoje se encaixa em um relacionamento abusivo, vou descrever, nas próximas linhas os tipos de abusos que podem ocorrer. Se, por alguma razão você se ver em algum deles, peça ajuda e caia fora! Você não precisa salvar ninguém! Muito menos quem não quer ser salvo.

1)   É abusivo o relacionamento quando ocorre violência física.

O relacionamento abusivo mais comum é aquele que envolve violência física, neste caso, as marcas na pele são claras e não deixam dúvidas que estamos falando do nível máximo de abuso que um ser humano pode cometer contra o outro.

Atenção para algo: é também abuso físico quando ele puxa seu braço, te belisca, te dá um safanão para “te acalmar” ou mesmo quando ele desconta a raiva nas portas, mesas, paredes e cadeiras da sua casa. Mulher, se ele já chegou neste ponto, a agressão física está a um passo. Basta um pouco mais de bebida ou de coragem. Não espere chegar neste ponto.

2)   É abusivo o relacionamento quando seu companheiro a força a manter relações íntimas.

Outro tipo de relacionamento abusivo ocorre quando ele força ter relações íntimas contigo. Isso pode ocorrer usando de força física ou de ameaças, chantagens, frases como: “todo mundo faz porque você não faz?”, ou “é sua obrigação de esposa” ou ainda “prove o seu amor por mim”.

Você não precisa provar nada. Você é dona do seu corpo e, se não estiver disposta não tenha relações para agradar o seu cônjuge. Entenda uma coisa de vez por todas: se você não se respeita, ninguém te respeitará (muito menos ele).

3)   O abuso emocional também se enquadra no relacionamento abusivo.

Passamos agora para o uso de técnicas mais sutis de abuso, daquelas cujas feridas são emocionais. A primeira delas é o abuso psicológico que ocorre quando há xingamentos, controle, posse, manipulações, chantagens, excesso de instabilidade na relação, medo, humilhação.

Neste ponto, você pede desculpas por existir, você fala pisando em ovos, você se cala para não causar uma briga, você se anula emocionalmente. Você pensa que está louca, duvida do seu potencial, passa por uma montanha russa emocional (raiva, tristeza, alegria e ansiedade). É aqui que você se perde de si, então, fique atenta a esse movimento e não permita que isso aconteça contigo.

4)   Relacionamento abusivo por dependência financeira.

Temos também o abuso financeiro que ocorre quando a mulher é financeiramente dependente do homem e isso dificulta consideravelmente sua saída de um relacionamento. Neste estágio, o homem manipula, humilha, controla e agride por se sentir o dono do dinheiro. Ele não te dá acesso à conta bancária, controla seus gastos, retém o seu cartão e te impede de trabalhar e ter renda própria. São frases características de narcisistas que praticam esse tipo de abuso: “você nunca vai encontrar alguém que te banque como eu”; “se você sair daqui vai viver de quê?”; “cancelei o seu cartão, vai pagar advogado como?” e por aí vai.

Ocultar bens, queimar roupas, e destruir documentos já caracteriza abuso patrimonial. Neste quadro ele retira a autonomia da mulher obrigando-a a viver em uma situação violenta.

5)   Outras atitudes que caracterizam o abuso.

Ter seus pensamentos ridicularizados, desvalorizar a sua opinião, te ridicularizar na frente de amigos e parentes, te chamar de burra, estúpida e lenta NÃO é amor. É abuso, tá? Não permita que isso aconteça contigo!

Muitas mulheres permanecem em uma situação de abuso por falta de autoestima, por desconhecimento do assunto e por medo. Eu já fui uma delas. Então, se durante a leitura deste artigo você se identificou nestas situações, as chances de que você passa por um relacionamento abusivo.

Entender isso já é um grande avanço, mas não é o suficiente. É preciso colocar um ponto final e é justamente aqui que as forças faltam. Você está tão cansada de tudo que você pensa que talvez um dia as coisas melhorem. SINTO informar que não vão.

Como sair dessa situação.

Se te faltam forças para lutar por si mesma. Se te faltam recursos para se conectar consigo mesma, estou aqui para oferecer a minha mão e o meu apoio: desenvolvi o Método AME no qual ajudo mulheres a redescobrirem quem são após situações difíceis como abuso ou traição. Neste programa eu te apoio em cada passo do caminho, ajudando a reconstruir sua vida e a encontrar a sua força interior. Com o Método AME a sua jornada da cura se transforma em um caminho empoderador para um recomeço pleno de esperança.

Quer saber mais sobre isso? Me chame para que possamos iniciar a sua caminhada. Você está literalmente a um passo da sua transformação!

Priscilla Andrade de Oliveira

 

Todos os direitos reservados | Master Love LTDA – ME © 2023

CNPJ: 41.951.069/0001-88