Antes de iniciar um relacionamento,
algumas pessoas geram expectativas em relação ao outro, idealizando a relação.
Porém, sabe-se que as coisas não acontecem de forma perfeita, conforme sonhada.
Antes de se relacionar com o outro, o ser humano precisa desenvolver certas habilidades que garantam que ele possa, em primeiro lugar, se relacionar bem consigo mesmo.
Porque é a partir daí que a pessoa está pronta para começar e manter um relacionamento com quem quer que seja.
Isso não significa que você tem que estar com toda a sua vida resolvida, apenas que você tem que ter suas prioridades e ser feliz. Quando estiver feliz consigo mesma, atrairá a pessoa certa para a sua vida.
O autoconhecimento ajuda você a ter uma noção de si mesma. Isso aumenta sua confiança, o que contribui positivamente para sua aceitação própria.
Assim, não tem medo do fracasso e se torna ciente de suas limitações.
A partir do autoconhecimento, cresce a autoestima e se aprende a administrar melhor os sentimentos e a ficar mais preparada para relacionamentos duradouros e saudáveis.
Você já se viu passando por um período da vida sem compreender totalmente o que o motiva? Já vivenciou situações ou momentos, pessoais ou profissionais, em que teve a sensação de que poderia ter feito diferente e logo depois sentiu que possivelmente ali você não estava agindo em sua consciência positiva? Consequentemente também veio à tona aquela emoção gerando certo sentimento de desconforto?
Nesse caso, a autoconhecimento é a chave para compreender sua verdadeira natureza e conectar-se com seu potencial mais elevado.
Mas afinal, o que é autoconhecimento?
O autoconhecimento é a capacidade de observar e reconhecer seus pensamentos, emoções e comportamentos de forma objetiva, incluindo crenças, valores, e motivações, os aspectos positivos e negativos. Uma compreensão profunda de si mesma. É um elemento fundamental do crescimento e desenvolvimento pessoal, pois ajuda a identificar áreas de melhoria.
Além disso, permite que você reconheça padrões de autossabotagem em seu comportamento e crenças limitantes que não servem mais à sua evolução.
Sinais de que é preciso melhorar seu autoconhecimento:
A falta de autoconhecimento pode ter um impacto prejudicial. Pode causar problemas em seus relacionamentos interpessoais e impedir que você alcance o crescimento pessoal e o desenvolvimento profissional. Assim, reconhecer os sinais de falta de autoconhecimento é o primeiro passo para a transformação, a regulação emocional de uma vida mais saudável e plena. Alguns sinais de pessoas que não têm autoconhecimento são:
• lutar com a regulação emocional, muitas vezes reagindo às situações em vez de responder a elas de uma forma madura.
• Se recusar a ver perspectivas diferentes das suas, não estão abertas a qualquer feedback construtivo.
• Repetir frequentemente os mesmos erros ou se envolver em comportamentos autodestrutivos.
• Não estar em sintonia com suas emoções e necessidades e podem ignorar os sentimentos ou necessidades dos outros.
• Ser teimosas e rígidas em seus pensamentos.
Os benefícios do autoconhecimento:
Oferece vários benefícios, como maior autoconsciência, melhor tomada de decisões, relacionamentos aprimorados, maior resiliência, melhor desempenho e bem-estar.
Além de facilitar uma vida rica e significativa, o autoconhecimento proporciona muitos outros benefícios: Maior capacidade de reconhecer e compreender nossos sentimentos, melhor capacidade de prever sentimentos, comportamentos e preferências futuras, maior autoaceitação, melhores relacionamentos com outras pessoas, maior satisfação com a vida.
Com o autoconhecimento, por exemplo, você consegue reconhecer que, se você é socialmente desajeitada, tomará medidas para superar o problema. Se tende a se distrair facilmente, desenvolverá estratégias para ajudá-la a manter o foco e a motivação. Admite que, se seu estilo de comunicação é pobre e com baixa empatia, tomará medidas específicas para desenvolver habilidades de comunicação mais empáticas e colaborativas. Você se torna consciente dos padrões repetitivos em seus relacionamentos íntimos e trabalha para identificar crenças limitantes subconscientes para substituí-las por outras fortalecedoras.
Estratégias para desenvolver o autoconhecimento:
Desenvolver o autoconhecimento pode não ser tão simples quanto esperamos, mas existem algumas estratégias que podemos empregar para nos conhecermos melhor como:
• Introspecção: é a reflexão que a pessoa faz sobre o que ocorre no seu íntimo, sobre suas experiências. Acompanhar os nossos hábitos e comportamentos e o progresso em direção aos nossos objetivos, pode nos ajudar a ver os nossos comportamentos de forma objetiva.
•Pratique a empatia: Tente se colocar no lugar do outro e compreender suas perspectivas. Isso aumentará sua inteligência emocional.
• Registro no diário: a escrita pode nos ajudar a organizar nossos pensamentos, realizar uma autoanálise e obter uma maior compreensão de nossas motivações. E, também, pode nos ajudar a identificar padrões recorrentes de comportamento que estao ou não alinhados com nossos objetivos e valores.
•Meditação: ajuda a acalmar a mente e a observar seus pensamentos e emoções.
• Feedback: fontes externas de informação são fundamentais, perguntando a amigos e mentores de confiança, as suas perspectivas sobre a nossa personalidade e outras características pessoais.
•Orientação profissional: com ferramentas personalizadas e fornecendo insights, um coach ou terapeuta pode ser um guia valioso em sua jornada.
E como o autoconhecimento te ajudaria no teu relacionamento?
Em primeiro lugar e mais importante, o autoconhecimento melhora a felicidade dentro de você, o que é a chave para uma parceria forte. Concentrar-se nos seus próprios pensamentos e comportamento, e não nos do seu parceiro, cria mais crescimento pessoal e permite que você se sinta responsável pelo seu próprio bem-estar. O autoconhecimento é a chave para perceber que você é responsável por sua própria felicidade, seu parceiro não é. Quanto mais você sente necessidade de se concentrar em seu parceiro, mais precisa se concentrar em si mesmo e em suas próprias ações e pensamentos. Você faz isso aprendendo a treinar a sua atenção para estar no momento, e não no que aconteceu no passado ou no que você acha que pode acontecer no futuro.
Em segundo lugar, nos permite reconhecer padrões e ciclos. Muitas pessoas cometerão continuamente os mesmos erros em seus relacionamentos, nunca reconhecendo que esse comportamento negativo está contribuindo para problemas. O autoconhecimento permite que você reflita sobre suas próprias ações e decida como abordar uma situação de maneira diferente para alcançar um resultado melhor. E, finalmente, quando você está mais autoconsciente, você também está mais consciente dos pensamentos e sentimentos dos outros e de como suas ações podem impactá-los. Este nível mais elevado de compaixão permite-lhe comunicar mais claramente com o seu parceiro, estabelecer limites mais claros e ser mais aberto e amoroso.
Comece hoje, a sua relação com você, invista, busque aperfeiçoar, alimentar sentimentos positivos em relação a você mesma, desfrute da sua companhia, tenha claro quais são suas qualidades e habilidades. Cuide do seu corpo, da sua aparência física, cuide da sua saúde mental.
???? Desafio
Escolha um aspecto do autoconhecimento que você gostaria de desenvolver ainda mais. Defina uma meta específica e tome uma atitude para alcançá-la. Compartilhe suas ideias, progresso ou qualquer momento \'aha\' comigo. Lembre-se de que construir relacionamentos mais fortes começa com a compreensão de si mesmo.
Ao aumentar seu autoconhecimento, você não apenas crescerá pessoalmente, mas também criará conexões mais significativas com outras pessoas, criando relacionamentos fortes e saudáveis.
Lembre-se, a chave para uma vida plena e satisfatória está dentro de você. Descubra-a, use-a e transforme sua vida.
Pronta para levar sua jornada de autoconhecimento para o próximo nível? Solicite uma sessão comigo e descubra seus traços de personalidade únicos.
Genilza de Amorim