Me responde uma coisa: você é do time
que não precisa do incentivo constante de alguém para conquistar algo e se
sentir bem, ou você é do time que se automotiva e não precisa do incentivo de
um terceiro? Lembre-se: pode ser sincera nas respostas. Estamos em um ambiente
seguro e sem julgamento.
Autoestima significa valorizar a si mesma.
Quando a autoestima não tem força suficiente, vivemos mal, somos infelizes e sofremos de ansiedade; quando a sua autoestima vai bem, tudo à sua volta fica mais colorido.
Você pode me questionar: como exalar autoestima? Cuidando de si, tratando de si, desenvolvendo-se. Fazendo isso, o amor-próprio sobe às alturas, e as pessoas, ao notarem, vão querer estar mais próximas de você.
Pelo que eu descrevi acima você percebe que é um movimento que nós devemos promover de forma individual e constante, certo? Certo. E o que a autorresponsabilidade tem a ver com isso?
O que é autorresponsabilidade?
Autorresponsabilidade é a capacidade
de assumir a responsabilidade por aquilo que nos acontece. Isso nos permite
compreender que somos responsáveis inclusive por aquilo que nos influencia
positiva ou negativamente. Já viram aonde eu quero chegar, né?
Para manter a sua autoestima sempre em níveis satisfatórios é preciso ter autorresponsabilidade. É preciso olhar constantemente para dentro de si. É você, e somente você, quem tem as rédeas da sua vida: você tem o poder de controlar suas ações, seus pensamentos, emoções e sentimentos.
Manter a autoestima alta é um desafio diário e que não pode, em momento algum ser terceirizado. É sua responsabilidade deixar de se comparar com os outros e de se culpar pelos erros cometidos ou decisões equivocadas. Entendam de uma vez: elas fazem parte do processo – utilize-as como aprendizado e vire a página.
É sua responsabilidade encontrar atividades que lhe façam bem e encontrar a força dentro de si. Ninguém fará isso por você! Cada um está preocupado com o seu mundo, com as suas próprias lutas, portanto, cuide do seu jardim. Regue-o e pode-o com frequência para que ervas daninhas em forma de pensamentos sabotadores não tomem conta de sua mente. Cultive bons pensamentos e bons hábitos são eles que vão te levar na direção de suas conquistas.
Quando você se conscientiza de que tudo o que está acontecendo nesse exato momento é resultado de todas as suas escolhas, você é capaz de analisar o que não está de acordo com o que queria e dar um novo sentido, mudando imediatamente as ações que estão te levando para o caminho que não quer.
Subestimamos o poder da autoestima. Não falo apenas dos benefícios físicos que envolvem beleza e estética. Foco no fato de que pensar positivamente sobre nós mesmas pode oferecer uma proteção efetiva sobre o coração e o sistema imunológico, ou seja, uma autoestima elevada cria, em última instância, um ambiente favorável à saúde.
O que fazer para elevar a autoestima?
Com o intuito de elevar a sua autoestima sugiro as seguintes práticas:
· Pratique o autoconhecimento constante via terapia Masterlove;
· Gostar da imagem refletida no espelho independente se ela atende convenções sociais
· Identificar e amar as suas qualidades e os defeitos;
· Aprender com as experiências negativas e positivas que a vida nos traz;
· Tratar-se com amor e carinho e exigir que os outros a tratem desta mesma forma;
· Ouvir a intuição – ela pode te trazer dados importantes;
· Manter um diálogo interno constante principalmente para calar o seu crítico interno. Faça perguntas que possam clarear esses pensamentos sabotadores;
· Acredite que merece ser amado(a) como é, pois, é assim que Deus te ama.
Não existe um caminho reto e ascendente na conquista da autoestima - ele é feito de vales, picos, e curvas sinuosas. Aprenda a apreciar a viagem e a aprender com cada pedra colocada nesta estrada. Acima de tudo entenda: é SUA responsabilidade buscar seus objetivos com o alcance de bons resultados.
Se você acredita que não é capaz de fazer o trajeto sozinho(a), estou aqui para ajudá-la. Clica no link do WhatsApp e agende já sua sessão experiencial!
Priscilla Andrade de Oliveira