A independência financeira nos proporciona uma sensação de segurança e liberdade, e nos protege de nos submetermos a outras dependências.
Mas como equilibrar a vida profissional com a nossa essência feminina e todas as questões que correspondem às nossas necessidades físicas e emocionais? Como ser uma profissional dedicada sem carregar a culpa de não estar tão presente em casa ou com a família? Como investir em um grande sonho profissional sem abrir mão de ter uma vida familiar plena?
Precisamos abrir mão de um lado? OK, sabemos que tudo tem um preço. Em cada escolha, uma renúncia… E o verdadeiro desafio está em encontrar um caminho onde, ao menos, possamos estar em paz com nossas escolhas. Somos capazes de equilibrar muitos pratinhos, mas precisamos disso? Queremos isso mesmo? Você não acha cansativo?
Então, qual é a solução?
Cada mulher tem sua própria história, suas próprias necessidades e prioridades, portanto convido você a algumas reflexões que podem ajudá-la a vislumbrar um novo sentido sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional:
1. Reconheça o Valor do Seu Esforço
Você tem uma trajetória admirável. No final de cada dia, tire alguns minutos para listar, mesmo que mentalmente, tudo o que você fez. Desde as tarefas mais simples até as mais complexas, ao reconhecer seus feitos, você vai perceber o quanto foi produtiva e o quanto contribuiu para a sua vida e para a de quem está ao seu redor.
2. Cuide da Sua Saúde e Bem-Estar
Saúde e autocuidado são necessários. Sua imagem é seu cartão de visita. Leve a sério seu sono e seu descanso. Não negligencie consultas e tratamentos médicos. Se você não se cuidar, não será possível desempenhar todas as suas funções com eficiência. Abra espaço na sua agenda para momentos de prazer: sair com os amigos, ler um bom livro, assistir àquela série que você gosta. Reconecte-se com a natureza para renovar suas energias.
3. Rede de Apoio
Invista em amigos que sejam sinceros, valorizem seu crescimento e que também possam ser um “ombro amigo” nos momentos difíceis. Se puder, considere contratar profissionais para facilitar a sua rotina – seja uma faxineira ou alguém para preparar as refeições quando você não tiver essa disponibilidade. Isso pode liberar uma parte do seu dia e permitir que você se concentre na prioridade do momento.
4. Relacionamento Equilibrado
Construa um relacionamento equilibrado financeiramente e emocionalmente, com responsabilidades claras e definição de tarefas bem definidas para todos os membros da casa, incluindo os filhos, se for o caso. Assim, você terá mais tempo para cuidar de si, da casa e da sua carreira sem se sobrecarregar.
5. Valorize Suas Habilidades e Conquistas
À medida que reflete sobre sua jornada, perceba que você usa uma série de habilidades essenciais tanto no âmbito pessoal quanto profissional: confiança, assertividade, liderança e inteligência… incorporadas às características de energia feminina, como a intuição, o engajamento, a comunicação e empatia. Essas qualidades são o que te fazem única e capaz de lidar com tantos desafios. Reconheça e celebre o quanto você tem sido brilhante!
Deixo como sugestão alguns filmes que eu gostei muito e que abordam os desafios e os êxitos das mulheres no mundo profissional e suas repercussões na vida pessoal: Não Sei Como Ela Consegue, Do Que os Homens Gostam, O Diabo Veste Prada, Joy: O nome do sucesso, Jogo justo e o clássico Do Que As Mulheres Gostam com Mel Gibson. E uma série mais recente, A Dona da Bola.
Lembrando que à medida que você trabalha o autoconhecimento e vive de acordo com sua verdadeira essência, suas escolhas se tornam mais claras e o caminho fica menos árduo. O equilíbrio é uma jornada contínua de autodescoberta, aceitação e adaptação. E eu te ajudo a achar esse caminho. Comece a sua metamorfose!
Carla Lino @metamorfe.se