A dependência emocional é um apego
excessivo ao outro, esse outro pode ser pai, mãe, marido, namorado etc. Ela
envolve necessidade de aprovação, afeto e validação constante de um terceiro.
Sabe qual é o problema aqui? Você se perde de si, esquece a sua identidade para viver na caixinha do outro por acreditar na sua incapacidade de ser suficiente.
Quais as razões da dependência emocional?
Isso ocorre por conta da sua baixa autoestima: você joga para o outro a responsabilidade de completar o vazio emocional que você sente. Advinha só: essa responsabilidade é sua e, quando você faz isso com o outro apenas o afasta ainda mais. Essa urgência em ser amada, valorizada e reconhecida deve ser suprida por você. Pare de sufocar o outro!
O seu excesso de insegurança e o seu medo de ficar eternamente sozinha também te levam a uma dependência emocional, pois você busca cegamente dedicar-se ao outro para que ele não perceba sua falta de confiança em si mesma e decida sair do relacionamento.
Olhando de fora como um terceiro expectador, você acha que isso é saudável? E não estou falando para o outro, estou falando para você mesma. Percebe que nesse movimento você está cavando um buraco do qual será trabalhoso sair um dia?
Tem gente que chega ao ponto de achar que o ciúme excessivo do parceiro é sinal de amor ou que o controle que ele quer ter sobre a sua vida é sinal de cuidado. No começo, pode até ser bonitinho, anos depois, isso te sufocará, pois, esse tipo de dependência é insustentável no longo prazo.
A falta de afeto e carinho na infância também podem ser um fator determinante para a dependência emocional, pois, ao encontrar alguém na fase adulta você precisa se provar que é capaz de ser amada e amar custe o que custar, transformando essa pessoa em sua única fonte de amor.
Mulher, você é filha de Deus Amoroso e Ele sim, é uma fonte de amor inesgotável, não se prenda a um ser humano falível que pode estar te machucando só porque você não acredita que outro possa te amar tanto quanto. Você já nasceu sendo amada, aproprie-se deste amor e veja a sua dependência sendo reduzida consideravelmente.
O excesso de zelo na infância também pode ter criado adultos dependentes da opinião, do carinho, e até da tomada de decisão dos outros o que os torna incapaz de responder por si. Transfere-se então, a responsabilidade para o outro sob o pretexto do “carinho” e do “cuidado”. O adulto neste estágio é tão dependente do outro a ponto de não saber sua cor preferida, sua comida favorita, seu gosto musical etc.
As pessoas que são dependentes emocionalmente de outras são vítimas fáceis de abusos em um relacionamento a dois e o pior: não sabem como quebrar o ciclo quando percebem e se reconhecem na situação de dependência.
Como se livrar da dependência emocional.
Livrar-se da dependência emocional é um processo longo de investigação e reconstrução do amor-próprio. Ele requer muita paciência e comprometimento para a reconstrução do seu eu como base de sua força.
Caminhar sozinha aqui não vai te fazer evoluir com precisão. Será necessário um especialista capaz de te conduzir no caminho do autoconhecimento e de te fazer desapegar de traumas prejudiciais para a sua saúde mental.
Geralmente a jornada a ser seguida envolve reconhecer o problema e buscar ajuda para identificar as suas causas. Passa-se, então, ao momento de aprender a lidar com as suas emoções definindo limites no relacionamento, aprendendo a se colocar em primeiro lugar, a dizer NÃO e, principalmente a passar um tempo sozinha para que possa aproveitar a sua própria companhia.
Se você se vê hoje totalmente dependente do seu relacionamento, reconhece que isso não está te fazendo bem e deseja sair, mas não sabe como, você está no lugar certo! Entre em contato comigo para que eu possa te orientar. Esteja preparada para reconectar-se com si mesma e quebrar o ciclo da dependência! Isso abrirá caminhos para uma vida plena e emocionalmente segura na qual você estará no comando. Preparada para essa virada?
Priscilla Andrade de Oliveira